No próximo dia 21 de maio, o WIBR Summit 2025, em sua segunda edição, promove, de forma inédita, um encontro entre mulheres de diferentes gerações que atuam em esferas estratégicas dos universos competitivos de games e esportes tradicionais. Idealizado pela WIBR, iniciativa do MIBR, o evento acontece no Learning Village, com presença de 100 convidados e transmissão ao vivo pelos canais da WIBR e parceiros de mídia.
Ao propor esse intercâmbio entre dois mundos historicamente separados, o WIBR Summit lança luz sobre as interseções entre essas duas indústrias e visa fomentar o protagonismo feminino a partir de múltiplas perspectivas — da gestão de atletas às estratégias de comunicação, da formação de comunidades à transformação social. A união intencional entre esportes tradicionais e eletrônicos busca ainda aproveitar a maturidade e os aprendizados do universo esportivo para acelerar o desenvolvimento e a consolidação de trajetórias femininas no segmento dos games.
“O WIBR Summit tem o objetivo de cada vez mais enaltecer as figuras femininas presentes no mercado. A edição de 2024 foi um sucesso ao apresentar grandes referências dos games e esports, que compartilharam suas vivências no mercado.” citou Roberta Coelho, CEO do MIBR. “Este ano vamos além ao trazer representantes dos esportes tradicionais com a proposta de criar uma conexão entre esses dois universos para aprender e compartilhar experiências”.

A força dos dados e das histórias
O crescimento da presença feminina tanto no esporte quanto nos games tem sido acompanhado por uma evolução significativa em visibilidade, investimento e engajamento. Segundo o estudo Women and Sports 2025, desenvolvido pelo Sports Innovation Lab em parceria com a Wasserman, 57% do público afirmou ter assistido mais competições femininas em 2024 do que dois anos antes — reflexo direto de narrativas mais autênticas e da ampliação das coberturas.
Nos esports, o cenário feminino e inclusivo também avançou: foram mais de 21 milhões de horas assistidas globalmente em 2024, segundo dados da Stream Hatchet. A América do Sul destacou-se com aumento na audiência e na presença de campeonatos voltados a mulheres e identidades diversas, bem como de criadoras de conteúdo em ascensão.
Esses números reforçam uma tendência: o público está cada vez mais atento a histórias de superação, inovação e representatividade — características presentes nas jornadas femininas que estão redesenhando os contornos da competição.
Programação: dos bastidores da competição às reinvenções de carreira
A programação do WIBR Summit será composta por três painéis principais, todos mediados por mulheres com experiência dentro e fora do campo — seja ele físico ou digital.
Além do jogo: quem sustenta a competição Com Carla Sernaglia (Diretora de esports do MIBR), Luana Sá (Head de Marketing da Oakley no Brasil) e Fernanda Lobão (Final Level Co.), o painel discute o que mantém o competitivo em pé: operações, famílias, marcas, bastidores e a profissionalização das estruturas que possibilitam inovação e sustentabilidade.
O esporte em um mundo ultra conectado: A digitalização transformou o alcance e a influência do competitivo. Este painel reúne criadoras de conteúdo, streamers e especialistas da mídia para refletir sobre as oportunidades, os desafios e os limites da visibilidade nas redes sociais e plataformas de streaming. Como construir presença de forma estratégica? Como lidar com os riscos da superexposição? O painel contará com a presença de Maah Lopez (Host e influencer de esports), Isabella Aya, (Apresentadora da Bandsports/NewCo.) e Manuelle Pires (Gerente de parcerias estratégicas Top Creators & Gaming do Youtube Brasil).
Parei de competir. E agora?: Encerrando a programação, o painel explora os caminhos possíveis após o fim da carreira competitiva. A conversa trará ex-atletas que hoje atuam como gestoras, comunicadoras ou mentoras, com presença já confirmada de Camila Estefano (Gerente Geral do Projeto Em busca de uma estrela e Presidente do Instituto Brasileiro de Futebol Feminino), entre outras ex-atletas que compartilham como redesenharam suas jornadas e continuam influenciando o cenário competitivo de outras formas.
Outras convidadas que irão compor a programação serão anunciadas em breve nos canais oficiais da WIBR.
Ao promover diálogos entre duas indústrias historicamente tratadas de forma separada, o WIBR Summit propõe uma nova lente sobre o ambiente competitivo. O evento reúne quem constroi, profissionaliza e inova esse ecossistema com um olhar interseccional, reforçando que a competição vai muito além do placar. E coloca as mulheres — muitas vezes invisibilizadas — no centro da conversa.
A edição de 2025 do WIBR Summit conta novamente com a presença da Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina, que reafirma seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a transformação social. Sua participação como apresentadora destaca o potencial de transformação coletiva quando marcas, criadoras e lideranças se unem para promover mudanças significativas. Pelo segundo ano consecutivo, Natura e MIBR são parceiros por um cenário de esports mais diverso, com apoio da marca às atletas do time inclusivo de Valorant e ações do WIBR.
Para Julia Ceschin, Head de Marketing estratégico e marca Natura no Brasil, a união entre as marcas reforça o compromisso conjunto por mais representatividade no cenário de esports. “Natura e MIBR trazem uma missão de fomento à diversidade e inclusão das mulheres dentro dos esports. E impulsionar esses espaços de incentivo, inspiração e troca é uma ferramenta poderosa para alavancar essa visibilidade tão necessária. Só é possível promover essas transformações com o entendimento coletivo”, comenta.
A programação completa será publicada nas redes sociais e no site oficial da WIBR.
Serviço:
WIBR Summit 2025
Dia: 21/05
Transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da WIBR. Link Aqui
Horário: à partir das 17h30