Chave recebida via Keymailer
Xbox Series S

No dia 25 de abril deste 2025, chega ao mercado a versão 1.0 de Survivalist: Invisible Strain para Xbox Series S/X e PC.
Inicialmente disponibilizado em acesso antecipado na Steam, os desenvolvedores conseguiram ao longo do tempo diversos feedbacks para aprimoramento sobre o seu produto.
Conseguiram atingir o seu ápice? Vem comigo que eu te conto. Esta análise foi realizada em uma gameplay do Xbox Series S após o seu lançamento oficial. Em nome da Safe Zone Games e Patobah, agradeço a chave disponibilizada gentilmente.
“Olá, velho amigo”
PREMISSA/NARRATIVA
Por aqui não temos uma premissa tão bem delimitada. O que sabemos é que o mundo já foi para o brejo, tomamos posse de um sobrevivente que busca segurança e mantém a esperança que um dia as coisas possam melhorar, nem que seja de forma mínima neste mundo tomado por mortos vivos.
O plot se mantém praticamente intacto em ambas as opções do qual o jogador pode escolher no menu inicial, seja ela pré-definida pelo modo história ou no modo sandbox, do qual irá gerar um mundo completamente procedural a cada vez que a partida se inicia.
GAMEPLAY/JOGABILIDADE
Antes de entrarmos de fato na mecânica deste game, iremos nos deparar com um sistema de criação de personagem bem atrativo. Além de aparência e acessórios do nosso protagonista, podemos também mexer em aspectos como: habilidades, personalidade e equipamentos.
Fato curioso sobre a habilidade se deve a seguinte questão, vamos a um exemplo: vamos supor que o nosso intuito inicial seja em criar meio que um Daryl da vida, foco em arquearia e bastante sagaz na arte do stealth. Nessa área podemos guiar a árvore de habilidade para que assim o nosso personagem seja bastante competente nesta área.
Contudo… ele não vai nascer sabendo. O personagem terá 1 estrela de 5 que podem ser preenchidas, mostrando a curva de aprendizado e até onde ele será capaz de atingir. Agora vamos supor que você não foque nesta área, mesmo utilizando a todo momento armas como arco e flecha o jogo delimita o teto que o personagem pode chegar, seja ela 2 ou 3 estrelas no máximo.
Personalidade, algo que também pode mudar bastante para onde a história será guiada, pois opções de diálogos são bloqueadas para um determinado tipo de personalidade. As vezes não conseguimos escolher uma resposta do qual nós acreditamos que seja a correta pois o jeito do nosso personagem não nos permite.
Agora sim entrando um pouco mais sobre a gameplay de fato. A referência imediata que nos vem a mente é o grande Project Zomboid. Se você aí que está lendo já gosta do jogo pode ir tranquilo que certamente gostará deste aqui também.
Falo deste comparativo seja pelo lado bom, mas também pelo lado ruim. Quem já está familiarizado com a mecânica do Zomboid, sabe muito bem que a jogatina não é lá das melhores. O combate é bastante truncado, feio e completamente desanimador.
Os pulos que os zumbis ficam dando é algo que dá vontade de rir, o que não era para ser assim pelo menos na minha visão. Poxa, estamos em um momento de pura adrenalina, posso perder meu personagem, meu progresso, meu Deus que tensão… nada disso. Acho que o que senti mesmo foi inicialmente raiva por ver um combate assim (stealth também não fica atrás).
E sobre as construções, é aqui que digamos que ele deveria brilhar. Conseguiram? Minha resposta com sinceridade é um sonoro talvez, explico. As opções de coisas do qual nós podemos construir é bastante satisfatória.
As bases que podemos criar beiram a insanidade. Podemos ter uma cidade completamente operacional, deixando de fora todos os infectados, os bandidos e proporcionando ao nosso povo água e comida de qualidade. Isso tudo pode ter sido uma maravilha para quem está no mouse e teclado. Agora no controle não está legal! Me perdi diversas vezes em realizar ações consideradas simples.
Falando em simples, entrando um pouco na parte dos diálogos. Neste game podemos meio que recrutar qualquer pessoa. Mas a conversa inicial sempre vai ser a mesma coisa, temos como opções: negociar, roubar, matar e perguntar o que a pessoa acha sobre você (pergunta essa feita para uma pessoa que nunca te viu antes e você acabou de encontrá-la).
Diálogo bem cru na maioria dos casos, as opções são sempre as mesmas na maioria dos casos sem nenhuma profundidade, não levam em nada e sinto que vai cansando o jogador. Por mais que possamos entrar em guerra com qualquer 1, por mais que possamos oferecer aliança com qualquer 1, a parte do texto é pífia.
DIREÇÃO DE ARTE/ASPECTOS TÉCNICOS
Visualmente o game lembra bastante os títulos de The Walking Dead da saudosa Telltale Games. Gráfico mais cartunesco que remete a quadrinhos, seja nos diálogos presentes durante a jogatina mas como também no menu principal.
No Xbox Series S não tive nenhum problema quanto a crash ou a quedas de fps, rodou bem jogando singleplayer e também no multiplayer, sem problemas de latência alta com os servidores.






CONCLUSÃO
Survivalist: Invisible Strain pode ser sim uma boa opção para os amantes de jogos de sobrevivência. Tem uma ótima variedade na construção de bases, coleta de recursos e funcionalidades que o jogador pode usufruir, seja jogando solo ou com amigos.
Mas assim como Project Zomboid sua jogabilidade é bem fraca, o que acaba tirando a imersão em muitos momentos do qual eram para ser de tensão. O modo construção na manete parece estar bem deslocado também, tive muita dificuldade em realizar ações que pareciam ser bem simples.
A ideia do recrutar e lutar com qualquer 1 é bem boa, uma pena que não temos um bom diálogo para nos guiar nestes momentos, ficando apenas em nosso imaginário os possíveis desdobramentos do qual uma conversa em um mundo pós apocalíptico podem levar.
