Chave recebida via PressEngine

Mortal Rite é um rpg de ação e aventura com um combate inspirado em jogos da série souls, porém com um foco maior no multiplayer cooperativo. O jogo está em acesso antecipado e ainda não está completo, então muito do que for dito aqui provavelmente vai mudar na versão final. Dito isso vou detalhar como foram as minhas primeiras impressões do jogo.
“Interessante, mas completamente genérico”
PREMISSA
A narrativa do jogo centra-se em um iniciado que busca ingressar em uma antiga guilda de guerreiros imortais. Para alcançar a imortalidade e ser aceito na guilda, o jogador deve enfrentar as provações do Espírito de Sangue enquanto ascende por uma torre desafiadora.
Cada personagem disponível possui um histórico próprio que influencia suas habilidades e estilo de combate. Por exemplo, Shold utiliza o poder da rocha para proteger aliados e controlar o campo de batalha, enquanto Dawksin destaca-se pela agilidade e ataques rápidos, utilizando habilidades como um gancho para se aproximar dos inimigos e recuar rapidamente.
A história é revelada progressivamente à medida que o jogador avança pelos níveis e descobre itens, permitindo uma compreensão mais profunda do mundo de Mortal Rite.
GAMEPLAY
Infelizmente minha experiencia no geral não foi das melhores, e por incrível que pareça não foi por causa de bugs ou problemas de otimização. Não que eles não existam, porém foram uma pequena parcela em relação a todo o resto.
Os efeitos de iluminação, sombra e partículas são bons, e já que o jogo foi desenvolvido usando a Unreal Engine isso já era esperado.
As texturas do cenário e física de tecido e cabelo também impressionam. Infelizmente o design dos mapas não ajuda, falta identidade, tudo é muito genérico.
Cada personagem possui habilidades e mecânicas próprias, ponto muito positivo já que dá uma boa variedade na jogabilidade, mesmo que o estilo souls like ainda seja o foco principal. Gostaria destacar a personagem Fia, que foi a mais divertida de se jogar.
Fia utiliza tanto adagas quanto chutes para atacar, além disso ela consegue lançar bolas de fogo usando magia. A mecânica principal dela giram em torno de acumular mana, e uma vez que uma certa quantidade de mana é acumulada ela se transforma e seus ataques especiais ficam mais fortes e ganham propriedades diferentes, além do cabelo começar a pegar fogo.
Outro personagem que vale destacar também foi o Shold, o típico personagem tanque. Ele usa maça e escudo para atacar, suas habilidades são mais simples e geralmente envolvem dano bruto. O diferencial dele está na defesa, já que ele é o único que pode utilizar ela de forma contínua enquanto possuir vigor para aguentar os ataques inimigos. Todos os outros personagens só possuem o parry como opção defensiva.
Boa parte dos problemas que tive com o jogo foi com o balanceamento e mecânicas. Basicamente os ataques básicos são inúteis, parecia que eu estava batendo neles com um cotonete, além de darem pouco dano os inimigos na grande maioria não sentem os ataques. O resultado disso é que as lutas ficam desnecessariamente grandes e maçantes, o jeito mais eficiente de lutar é usando o golpe pesado e se afastando.
A movimentação dos personagens é boa, mas isso gera um problema de atraso nos comandos, que não é muito, mas o suficiente para prejudicar o combate. Os personagens têm um certo peso tanto pra andar quanto pra atacar, então quando apertemos o botão de ataque por exemplo, leva um tempo até a animação de ataque iniciar e terminar, e como os inimigos são rápidos e quase não dão espaço para ataques, junto ao fato deles não sentirem os ataques, cria um loop de usar um ataque pesado, esperar a sequência do inimigo, e dar outro ataque pesado. Isso tudo piora quando tem mais de um inimigo para se enfrentar ao mesmo tempo.
Infelizmente não encontrei jogadores online para testar tanto o modo pvp quanto pve, isso é uma pena imagino que a experiencia seja bem melhor jogando com outras pessoas.






CONCLUSÃO
Infelizmente uma palavra que resume Mortal Rite é genérico. A proposta é interessante, mas ainda falta algo que destaque Mortal Rite de qualquer outro souls like. O combate é chato e desinteressante. O jogo ainda tem um futuro, porém os desenvolvedores vão precisar mover montanhas para tornar a experiencia mais atrativa.
