Se Clair Obscur ficasse com o jogo do ano e não concorresse a RPG do ano eu votaria em KCD2.
Review por Carlos “Coroa” Gamer

História
Kingdom Come: Deliverance II é um RPG de ação em mundo aberto, desenvolvido pela Warhorse Studios, como sequência direta de Kingdom Come: Deliverance de 2018. Ambientado em 1403, na Boêmia medieval (atual República Tcheca), o jogo continua a saga de Henry de Skalitz, um filho de ferreiro que se torna guerreiro em meio a uma guerra civil.
A história começa imediatamente após o primeiro jogo, com Henry e seu amigo nobre, Sir Hans Capon, viajando para a região de Trosky para entregar uma mensagem a Otto von Bergow, aliado de Sigismundo, rei da Hungria. Sigismundo, meio-irmão do rei boêmio Venceslau IV, invade a Boêmia para usurpar o trono, enquanto Venceslau está preso. Henry, movido por vingança contra Sigismundo e seus aliados, que destruíram sua vila e mataram sua família, também serve a Sir Radzig Kobyla, seu pai biológico, em uma resistência para restaurar Venceslau.
A trama se desenrola em duas regiões: o Paraíso Boêmio e a cidade de Kuttenberg, um centro econômico devido à mineração de prata. Henry enfrenta intrigas políticas, combates brutais e escolhas que moldam seu destino e o mundo ao seu redor. Ele lida com aliados como Hans Capon, o padre Godwin e a espiã Katherine, além de inimigos como Istvan Toth e Markvart von Aulitz. O jogo reflete a turbulência da época, incluindo a influência de Jan Huss, reformador religioso, e a tensão entre nobres, clero e camponeses. Embora o jogo seja uma sequência direta do primeiro, entendo ser perfeitamente possível começar pelo segundo jogo. O jogo te apresenta flashes de memória com os acontecimentos do primeiro e não acho que vai impactar sua gameplay.
O jogo é muito rico em narrativa, oferece mais de cinco horas de cutscenes, muitas missões secundárias e tarefas no mundo aberto. A narrativa combina eventos históricos reais com a jornada pessoal de Henry, explorando o impacto da guerra e batalhas épicas.
O jogo
Kingdom Come é um RPG com um bom toque de simulador, o que pode torná-lo menos atraente para algumas pessoas. Muitos podem se desencorajar com algumas mecânicas, por exemplo: Henry precisa de uma rotina de comer, descansar, dormir sob risco de perder temporariamente pontos de habilidade. Se Henry beber álcool demais, ele passará de uma fase inicial positiva para uma de embriaguez que prejudicará seus pontos de habilidade.
As armas precisam todas de um investimento em aprendizado dos golpes que podem ser adquiridos com instrutores. Nem sonhe em spammar botão porque é morte certa. Os golpes precisam ser cadenciados e direcionados conforme a posição das armas dos inimigos senão você só irá se cansar e nem vai conseguir acertá-los.
O uso de armas de longa distância como arco e flecha, balestras, bombardas e etc são bem difíceis e exige um bom treinamento. Até o final do jogo eu estava mal em longo alcance. Optei por dominar o uso da espada. A Alquimia é um processo elaborado e que também lhe exigirá dedicação inicial. Esse ponto do jogo eu achei bem chato e poderia ser melhorado. Para preparar cada conjunto de poção ia uns cinco minutos. Acho que poderiam ter feito uma mecânica que quando você dominasse a confecção da poção as demais poderiam ser automáticas. Perde-se um bom tempo aqui.
A mecânica de lock pick no controle tive bastante dificuldade e, como joguei no PC, optei por usar o teclado e o mouse para destrancar os objetos. Por fim, a mecânica de roubar também te exigirá um pouco de prática.



No início do jogo mesmo, acontecerão eventos que não vou falar aqui, mas o jogo te tratará mal, de forma bem punitiva e você terá a impressão de que não conseguirá. Se esforce, insista que com o passar do tempo e à medida que for subindo de nível as coisas vão melhorando. Sugiro que arrume um trampo de ferreiro ou outra coisa pra ganhar algum dinheiro. Roubar também pode ser um atalho, mas cuidado com as consequências de ser pego. Os itens roubados, ficam com uma marca que some com o tempo mas se um guarda te parar e ainda estiverem marcados, já era.
Como todo RPG, ao subir de nível, você ganhará pontos de atributo, mas aqui eles pegaram uma certa inspiração na Bethesda. Você sobe de atributo naquilo que você está executando. Exemplos: Seus pontos de guerra e armas, dependem de lutas e com qual arma usou. Se usou espada, ganhará pontos de espada.
Se está andando furtivamente, ganhará pontos de furtividade. E assim por diante. São muitas categorias!
Os personagens também foram extensivamente modelados com “Motion capture” (MOCAP) e estão sensacionais! As vozes estão e interpretações estão ótimas e como temos muitas cutscenes a imersão é alta. Temos muitos personagens importantes para nos apegar e três opções de romance, sendo que duas podem rolar em paralelo e uma delas exclui a outra.
A maioria dos personagens são carismáticos, bem renderizados, centenas de roupas, armaduras e armas diferentes. Todas perfeitamente renderizadas em tempo real no seu personagem e nas cutscenes. Coisa de jogo de primeira linha AAA.
Eu levei cerca de 110 horas para terminar Kingdom Come Deliverance no modo normal. Tem um ainda mais difícil! Fiz praticamente todas as missões secundárias que encontrei mas confesso que no final, abandonei as tarefas e não procurei mais missões pois achei que estava realmente na hora de avançar na missão principal e finalizar o jogo. Acredito que tem conteúdo para mais umas 20 horas.
Gráficos e Desempenho
Kingdom Come Deliverance 2 foi desenvolvido com o motor gráfico Crytek em uma versão altamente personalizada. O jogo foi otimizado para eliminar os famosos Stutterings de compilação de shaders e confesso que se teve algum eu não vi. Embora não tenha Ray Tracing por uma decisão técnica da desenvolvedora, ele tem sua versão de iluminação global, a vegetação é densa e as animações suaves. Graficamente, achei muito bonito. Não chega a ser excepcional ou de cair o queixo, mas muito competente. Temos cidades, castelos, florestas, rios, enfim, tudo que você pode imaginar para a época. No meu Notebook com i9, RTX 4080 rodou com tudo no épico, 1600p com DLSS Qualidade e a uma média de 100 fps sem geração de quadros (Frame Generation). O jogo suporta o novo modo do DLSS 4 com “transformer model” mas eu achei pior que o antigo CNN. O modo novo gerou mais ruídos visuais. Acho que a Nvidia ainda precisa melhorar muito esse modo.





Conclusão
Kingdom Come Deliverance 2 é um ótimo RPG e se Clair Obscur ficasse com o jogo do ano e não concorresse a RPG do ano eu votaria em KCD2. É um ótimo jogo com pequenas falhas. Merece muito sucesso e reconhecimento.
Quer uma nota? Nota 9,0. Um RPG sensacional que pode ser um pouco difícil para os menos insistentes.
