Durante uma conferência de resultados na quarta-feira sobre o desempenho financeiro da empresa no terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, que abrange os meses de janeiro a março de 2025, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, destacou que os jogos da empresa tiveram o maior número de pré-vendas e pré-instalações tanto na PlayStation Store quanto na Xbox Store durante esse período.

A empresa também informou que a receita com jogos cresceu 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a receita com conteúdo e serviços do Xbox aumentou 8%, “impulsionada pelo crescimento do Xbox Game Pass, Call of Duty e Minecraft”.
No entanto, também foi observado que a receita com hardware do Xbox caiu 6% em relação ao ano anterior, reforçando ainda mais a mudança de estratégia da empresa: permanecer no setor de hardware, mas também disponibilizar seus jogos em múltiplas plataformas além do Xbox.

“Continuamos transformando o negócio e focando na expansão de margem, à medida que levamos nossos jogos a mais de 500 milhões de usuários ativos mensais em diversos dispositivos”, disse Nadella durante a chamada.
“Encerramos o trimestre como a principal distribuidora em pré-vendas e pré-instalações tanto no Xbox quanto na PlayStation Store. A receita do PC Game Pass cresceu mais de 45% em relação ao ano anterior. Com o Xbox Play Anywhere, os jogadores agora podem acessar mais de 1.000 jogos jogáveis tanto no console quanto no PC.
“E na semana passada, levamos o cloud gaming para as TVs da LG. O cloud gaming bateu um novo recorde, ultrapassando 150 milhões de horas jogadas pela primeira vez em um único trimestre.”
É provável que muitas dessas pré-vendas e pré-instalações até o fim de março de 2025 tenham sido referentes a três grandes títulos publicados pela Microsoft, Indiana Jones and the Great Circle (lançado no PS5 em 17 de abril), Forza Horizon 5 (lançado em 29 de abril) e Doom: The Dark Ages (com lançamento marcado para 15 de maio).
As declarações de Nadella sobre a presença da Microsoft na loja da Sony ecoam afirmações semelhantes feitas na teleconferência de resultados do trimestre anterior, quando ele destacou que Call of Duty: Black Ops 6 foi o jogo mais vendido tanto no Xbox quanto no PlayStation durante aquele período.

Créditos: VGC