Com o início do Unreal Fest 2025, a CD PROJEKT RED se juntou à Epic Games no palco para apresentar uma demonstração técnica de The Witcher 4 na Unreal Engine 5 (UE5). Apresentada no estilo típico da CDPR, a demonstração técnica acompanha a protagonista Ciri em meio a um contrato monstruoso e mostra algumas das tecnologias e recursos inovadores da UE5 que impulsionarão o mundo aberto do jogo.
A demonstração tecnológica acontece na região de Kovir — que fará sua primeira aparição na série de videogames em he Witcher 4. A apresentação acompanhou a protagonista Ciri — e seu cavalo Kelpie — enquanto ela atravessava as montanhas acidentadas e florestas densas de Kovir até a movimentada cidade portuária de Valdrest. Ao longo do caminho, a CD PROJEKT RED e a Epic Games se aprofundaram em como cada recurso ajuda a impulsionar o desempenho, a fidelidade visual e a moldar o mundo aberto imersivo de The Witcher 4.
Desde que a parceria estratégica foi anunciada em 2022, a CDPR tem trabalhado com a Epic Games para desenvolver novas ferramentas e aprimorar os recursos existentes na Unreal Engine 5 para expandir os recursos de desenvolvimento de mundo aberto da engine e estabelecer ferramentas robustas voltadas para as filosofias de design de mundo aberto da CD PROJEKT RED. A demo, que roda em um PlayStation 5 a 60 quadros por segundo, mostra os recursos da engine ambientados no mundo de The Witcher 4 , incluindo o novo Unreal Animation Framework, renderização Nanite Foliage, tecnologia MetaHuman com crowd scaling em massa por IA e muito mais. As ferramentas apresentadas estão sendo desenvolvidas, testadas e, eventualmente, lançadas para todos os desenvolvedores de UE, começando com o lançamento da Unreal Engine 5.6 de hoje.
Isso ajudará outros estúdios a criar ambientes de mundo aberto críveis e imersivos que oferecem desempenho a 60 FPS sem comprometer a qualidade — mesmo em grandes escalas. Embora a apresentação tenha sido executada em um console PlayStation, os recursos e a tecnologia serão suportados em todas as plataformas em que o jogo será lançado.
O Unreal Animation Framework proporciona movimentos realistas dos personagens em cenas movimentadas. O FastGeo Streaming, desenvolvido em colaboração com a Epic Games, permite que os ambientes carreguem de forma rápida e suave. O Nanite Foliage preenche florestas e campos com detalhes densos sem sacrificar o desempenho. O sistema Mass lida com multidões grandes e dinâmicas com facilidade, enquanto o ML Deformer adiciona toques sutis e realistas à animação dos personagens — até mesmo ao movimento muscular.
Falando sobre a demonstração técnica da Unreal Engine 5 de The Witcher 4, o CEO adjunto da CD PROJEKT RED.
Michał Nowakowski declarou:
“Iniciamos nossa parceria com a Epic Games para impulsionar a tecnologia de jogos de mundo aberto. Mostrar esta prévia do trabalho que temos feito usando a Unreal Engine rodando a 60 FPS no PlayStation 5 é um marco significativo — e uma prova da excelente cooperação entre nossas equipes. Mas estamos longe de terminar. Estou ansioso para ver mais avanços e tecnologias inspiradoras dessa parceria à medida que o desenvolvimento de The Witcher 4 na Unreal Engine 5 continua.”
Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, disse:
“A CD PROJEKT RED é um dos melhores estúdios de jogos de mundo aberto da indústria e somos gratos por eles estarem trabalhando conosco para impulsionar a Unreal Engine com The Witcher 4. Eles são o parceiro perfeito para nos ajudar a desenvolver novos recursos de construção de mundos que podemos compartilhar com todos os desenvolvedores da Unreal Engine.”