
きっと日本の文化が大好きなんでしょ?ここに書いてあることも、もしかして分かるんじゃないかな…ああ、やっぱりお前はちょっとした“ウィアブー”だな。でもまあ、本題に入ろうか。「ショウワ・アメリカン・ストーリー」って知ってる?知らない?じゃあ、こっち来て、教えてやるよ!
Não entendeu nada, né? Pois é, foi exatamente assim que o pessoal deve ter se sentido quando Showa American Story foi revelado ao mundo! Tudo o que você imaginava agora está errado, a história foi reescrita! E tudo isso tem um motivo…

Nas décadas de 70 e 80, havia um país que estava crescendo, e muito! Esse país era tecnologicamente muito avançado, sua economia era de dar inveja, e ele estava atrás apenas de um país. Sim, os Estados Unidos. E adivinha só: esse país emergente era o Japão.

As coisas estavam dando tão certo para os cidadãos do país do sol nascente que esse período ficou conhecido como “O Milagre Japonês”. A cultura, para os japoneses, era de trabalho duro, investimentos pesados em tecnologia, e havia também o intervencionismo estatal.
Mas aí você me pergunta: “Griffith, o que isso tem a ver com o jogo?”

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH meu amigo, era isso que eu estava esperando! Sem mais demora, vamos para o plot twist da coisa!
O Japão começou a ser temido pelos EUA na época, as pessoas tinham tanto medo do poder nipônico que achavam que os japoneses dominariam o mundo. Acreditava-se que eles se tornariam a nova referência global em tudo, assim como os EUA eram. E você vê essa influência em vários filmes, livros e até animes da época. Vamos citar alguns para refrescar a sua memória: AKIRA, Blade Runner e Cyberpunk. Tá bom ou quer mais?

Agora, imagina uma realidade onde o domínio japonês de fato ocorreu, pois é amigo, isso é Showa American Story, e nele o Japão praticamente colonizou os Estados Unidos, é isso mesmo, mas chega de história, vamos falar sobre o game de uma vez, afinal, a Dungeon Bits é sobre games não é?
O game está sendo desenvolvido pela Nekcom Entertainment, e será publicado por 4Divinity, e 2P Games, ele é um jogo de aventura, ação e tem elementos de RPG, mas aparenta ser bem focado no combate.
O desenvolver do game o descreve da seguinte maneira:
SHOWA AMERICAN STORY é um RPG totalmente novo e uma entusiástica carta de amor à cultura pop dos anos 80, com uma forte inspiração nos filmes B.
Acompanhe a jornada de Chouko em busca da verdade e vingança pela América do Norte, enquanto ela se torna cada vez mais forte.
Existem zumbis aterrorizando o mundo, e eles são vistos como se fossem pessoas presas no passado, pessoas apegadas a nostalgia, acredito que seja alguma mensagem que o desenvolver quer passar para o jogador, e enquanto isso rola, os Estados Unidos se tornaram uma colônia não oficial cultural e econômica japonesa.
Dez anos se passaram desde que um acontecimento bizarro ocorreu, aparentemente uma garota reviveu dos mortos de forma milagrosa e está viajando pela América a procura de sua irmã.

A protagonista precisa encontrar sua irmã e para isso ela precisará de ajuda, sem querer spoilar sobre a história, apenas saiba que a coisa é mais profunda do que isso.
Existem inúmeras referências a vários tipos de mídia japonesa como: Super Sentai, animes, músicas dos anos 80 e 90, estilos de roupa, gírias, bem, acho que é melhor mostrar mesmo, se liga:











O combate aparenta ser incrível, e ele também é bem intuítivo e recheado de referências a vários animes diferentes, e claro, você será a protagonista dessa aventura, Chouko vai enfrentar zumbis, aberrações monstruosas, gente safada, vendedores que vendem seus produtos a preços bem injustos, e claro, chefões poderosos! O combate é no estilo rápido, bem animado e baseado em estratégias.

As seguintes informações são da página oficial da Steam:
A segunda vida não é a única coisa concedida à garota, mas também um poder misterioso e assustador. SAS apresenta um estilo de combate fluido e brutal. Os jogadores enfrentarão hordas de zumbis e monstros, movendo-se, atacando e se esquivando em incontáveis situações de combate aceleradas. Prepare-se para mergulhar em um oceano de ketchup!

Armas corpo a corpo, armas de longo alcance e algumas… armas estranhas. Os jogadores são incentivados a escolher todo tipo de arma diferenciada que se adapte ao seu estilo de combate e a usar diferentes golpes e habilidades para abrir caminho entre vários tipos de zumbis, monstros e chefes.

SAS levará o jogador de volta aos anos 80, uma era de ouro repleta de boas e velhas memórias, para vivenciar a paisagem única da “América Showa” pós-apocalíptica, enquanto explora as histórias de pessoas e sobreviventes de diferentes origens. Usando um grande trailer como novo lar de Chouko, os jogadores poderão personalizá-lo e aprimorá-lo, além de fortalecer o status de Chouko e desbloquear habilidades por meio de diversas e divertidas atividades de “Vida Cotidiana”, utilizando todos os tipos de recursos encontrados durante a exploração e o combate, como novas armas, trajes, colecionáveis, EXPs e, por fim, mas não menos importante, minijogos nostálgicos e inesperados. Viva uma vida melhor e torne-se mais forte, mesmo que seja o fim do mundo!

Acho que deu para pegar a ideia né? Mas e aí, vai dar uma chance? Não tem certeza? Então presta atenção nisso aqui, é um trailer de mais de 5 minutos, em japonês é claro, mostrando a ambientação do game, os inimigos, nossa protagonista, o combate, e claro, o governador do Texas, que por acaso se chama Gokou e é um “cowboy americano”.
O VÍDEO A SEGUIR É OBRIGATÓRIO PARA VOCÊ ASSISTIR SE QUISER ENTENDER ESSA LOUCURA CHAMADA “SHOWA AMERICAN STORY”!
Ah agora, a coisa ficou diferente né… Então fique esperto, o game será lançado ainda em 2025, provavelmente… Ele estará disponível para Steam e PS5. Se quiser adicionar o game na sua lista de desejos aqui está o link da Steam: