Uma verdadeira carta de amor aos filmes originais e uma homenagem adequada ao legado dos Caça-Fantasmas

HISTÓRIA

Ano de 1991, dois anos após os eventos de “Ghostbusters II – O filme”. O jogador assume o papel de um novo recruta na equipe dos Ghostbusters, que inclui os icônicos personagens Peter Venkman, Ray Stantz, Egon Spengler e Winston Zeddemore. Esse novato é carinhosamente chamado de “Rookie” e é incumbido de testar novos equipamentos de captura de fantasmas.

A história começa com uma explosão paranormal no Museu de História de Nova York, que coincide com a exibição de uma antiga artefato sumério, o Gozerian Codex. O Rookie, junto com a equipe, é chamado para investigar, levando-os a confrontar uma série de aparições e anomalias sobrenaturais. Durante essa investigação, eles descobrem que a explosão foi causada por uma grande concentração de energia psicocinética (PKE), sinalizando um distúrbio maior.

Enquanto os Ghostbusters exploram o museu, eles encontram o espírito vingativo de Ivo Shandor, um arquiteto e médico que liderou o culto que tentou trazer Gozer à Terra no primeiro filme dos Caça-Fantasmas. Shandor revela que seu espírito estava preso e que ele agora busca vingança e poder absoluto. Ele começou a abrir portais dimensionais por toda Nova York, liberando uma legião de fantasmas e criaturas paranormais.

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A equipe então é chamada para investigar uma série de locais assombrados, incluindo o Hotel Sedgewick, onde reencontram o famoso fantasma Slimer, e a Biblioteca Pública de Nova York, lar da aterrorizante fantasma da bibliotecária. Durante essas missões, os Ghostbusters descobrem que Shandor está usando artefatos antigos e rituais para enfraquecer as barreiras entre nosso mundo e o plano espiritual.

Conforme avançam, os Ghostbusters se deparam com desafios cada vez mais perigosos, enfrentando entidades poderosas como o Stay Puft Marshmallow Man, que retorna para aterrorizar a cidade.

JOGABILIDADE/GAMEPLAY

É uma experiência de jogo que captura a essência dos filmes, combinando ação, estratégia e um toque de humor. A jogabilidade é uma mistura bem equilibrada de combate contra fantasmas, resolução de quebra-cabeças e exploração, proporcionando uma experiência única e imersiva.

O jogador assume o papel do “Rookie”, o novo recruta dos Ghostbusters, e é integrado à equipe para testar novos equipamentos de captura de fantasmas. A jogabilidade é em terceira pessoa, o que permite ao jogador uma visão ampla dos ambientes detalhados e cheios de atividade paranormal.

A principal ferramenta do jogador é a icônica mochila de prótons, que possui várias configurações de disparo desbloqueáveis ao longo do jogo. Cada configuração tem um uso específico e é essencial para enfrentar diferentes tipos de fantasmas e obstáculos. Além disso, os jogadores têm à disposição o Medidor PKE (Psico-cinético) e um óculos especial, que são itens essenciais para detectar a presença de fantasmas, rastrear suas trilhas e revelar elementos invisíveis do ambiente. Estes dispositivos são cruciais para a exploração e solução de quebra-cabeças.

Capturar fantasmas é o coração da jogabilidade. O processo envolve enfraquecer o fantasma com o raio de prótons até que ele fique vulnerável o suficiente para ser puxado. Uma vez enfraquecido, o jogador deve manobrar o fantasma em direção a uma armadilha de captura, onde será finalmente contido. Esse mecanismo requer precisão e timing, oferecendo uma sensação de realização quando bem-sucedido.

Além da captura de fantasmas, o jogo apresenta sequências de combate intensas contra entidades sobrenaturais. Os jogadores devem estar preparados para enfrentar ondas de inimigos, cada um com suas próprias habilidades e fraquezas. A chave para o sucesso é a adaptação rápida às situações, utilizando a configuração correta do pacote de prótons e colaborando com os outros Ghostbusters.

A interação com os membros da equipe é um dos destaques do jogo. Os diálogos são escritos pelos roteiristas originais dos filmes, Dan Aykroyd e Harold Ramis, garantindo uma autêntica experiência dos Caça-Fantasmas. Os jogadores podem ouvir conversas engraçadas e trocar piadas enquanto enfrentam o perigo, o que adiciona uma camada de autenticidade e diversão.

DIREÇÃO DE ARTE

Os cenários do jogo são meticulosamente detalhados, recriando locais icônicos de Nova York com uma fidelidade impressionante. Desde o assombroso Hotel Sedgewick até a imponente Biblioteca Pública de Nova York, cada ambiente é cuidadosamente elaborado para capturar a atmosfera dos filmes. Os corredores escuros, os salões grandiosos e os becos nebulosos são enriquecidos com detalhes que criam uma sensação de imersão. As texturas de alta resolução e os efeitos de iluminação aprimorados contribuem para a autenticidade dos cenários, tornando-os vivos e envolventes.

Os modelos dos personagens são altamente detalhados, capturando as feições e expressões dos atores originais. Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson são trazidos à vida com uma fidelidade impressionante, graças à captura de movimentos e aos gráficos aprimorados. As animações fluídas e expressões faciais detalhadas contribuem para uma experiência visual autêntica, permitindo que os jogadores sintam como se estivessem realmente ao lado dos Caça-Fantasmas.

Os efeitos visuais são um dos destaques do jogo. O icônico Raio de Prótons é retratado com uma beleza eletrizante, suas partículas de energia dançam no ar enquanto os jogadores tentam capturar fantasmas. Os fantasmas, por sua vez, são visualmente distintos e criativamente projetados, cada um com suas próprias características e animações únicas. Os efeitos de destruição no ambiente, como móveis sendo arremessados e paredes sendo destruídas durante as batalhas, adicionam um nível extra de realismo e imersão.

A trilha sonora do jogo é uma mistura de músicas originais dos filmes e composições novas que complementam perfeitamente a ação. As melodias clássicas, como o tema icônico dos Caça-Fantasmas, são usadas em momentos-chave para evocar nostalgia e entusiasmo. As novas composições capturam a essência do suspense e da ação, intensificando as batalhas contra os fantasmas e as cenas de exploração.

Os efeitos sonoros são igualmente impressionantes. O som do Raio de Prótons disparando, as explosões e os gritos dos fantasmas são todos meticulosamente recriados. Cada configuração do pacote de prótons tem seu próprio som distinto, ajudando os jogadores a identificar rapidamente qual ferramenta estão usando. Os ruídos ambientes, como portas rangendo e passos ecoando em corredores vazios, aumentam a tensão e a imersão.

O QUE NÃO FOI BEM?

A inteligência artificial dos companheiros de equipe pode ser inconsistente. Em algumas situações, os outros Ghostbusters não respondem adequadamente aos perigos, deixando o jogador sozinho para lidar com uma grande quantidade de fantasmas. Além disso, a IA dos inimigos também pode ser previsível e repetitiva, diminuindo o desafio em certas partes do jogo.

Embora muitos aspectos visuais tenham sido aprimorados, algumas partes do jogo ainda mostram sua idade. Certas texturas e modelos de personagens podem parecer desatualizados em comparação com os padrões modernos de jogos. Isso pode criar uma experiência visual inconsistente, onde algumas áreas parecem fantásticas enquanto outras parecem ultrapassadas.

CONCLUSÃO

O jogo é uma celebração vibrante da icônica franquia dos Caça-Fantasmas, capturando a essência e o espírito dos filmes originais. Com um enredo envolvente co-escrito pelos criadores da série, Dan Aykroyd e Harold Ramis, o jogo proporciona uma narrativa autêntica que transporta os jogadores de volta ao universo dos Caça-Fantasmas.

Os visuais remasterizados e o design sonoro imersivo elevam a experiência, trazendo vida a locais icônicos de Nova York e recriando os sons característicos dos equipamentos de caça-fantasmas. O elenco original reprisando seus papéis adiciona uma camada extra de autenticidade e charme, fazendo com que os jogadores se sintam realmente parte da equipe.

Ghostbusters: The Video Game Remastered continua sendo uma experiência obrigatória para fãs da franquia e uma boa introdução para novos jogadores. A oportunidade de trabalhar ao lado de Venkman, Stantz, Spengler e Zeddemore em uma nova aventura paranormal é um deleite nostálgico que compensa os pontos fracos do jogo. Em última análise, é uma carta de amor aos filmes originais e uma homenagem adequada ao legado dos Caça-Fantasmas.

Quack’s Game Score

By Ramos Bueno

Nerd mais forte dos 04 cantos do universo, mestre das análises e atordoador de bruxas no Left 4 Dead!

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