O mais recente relatório financeiro da Capcom revela um cenário competitivo acirrado entre o mercado de jogos para PC e consoles. Pela primeira vez, as vendas para computadores superaram as de consoles com uma diferença de 14 pontos percentuais.
Durante o ano fiscal de 2023, 54% das vendas de jogos da Capcom foram destinadas ao PC, enquanto os consoles responderam por 40% do total. O restante foi representado pelo segmento mobile — que, curiosamente, reúne o dobro de jogadores em comparação com os outros dois mercados somados.

Essa aproximação entre os dois principais segmentos do mercado de games não é surpreendente. Afinal, muitos jogadores possuem tanto um console quanto um PC. No entanto, alguns fatores vêm acelerando essa mudança, como a popularização do crossplay (jogos com suporte a partidas entre diferentes plataformas) e o crescimento do público casual no PC.
Com um mercado cada vez mais híbrido e acessível, o cenário atual sugere que a tradicional barreira entre consoles e computadores está ficando cada vez mais tênue — e a Capcom está atenta a essa transformação.