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Star Fox 64: 28 Anos de um ícone do Nintendo 64

Lançado em 27 de junho de 1997 no Japão e 1º de julho nas Américas, Star Fox 64 foi mais do que apenas uma sequência: ele foi uma verdadeira revolução no gênero dos jogos de tiro envolvendo naves e uma vitrine tecnológica para o Nintendo 64. Agora, celebrando 28 anos de seu lançamento, é hora de relembrar a história de sua produção, seu impacto e o porquê de ele ser lembrado até hoje como um dos maiores clássicos da Big N.

A história da produção: Reinventando as estrelas

Depois do sucesso do primeiro Star Fox no Super Nintendo em 1993, que se destacou pelo uso inovador do chip Super FX para gráficos 3D primitivos, a Nintendo sabia que tinha algo especial em mãos. Com o Nintendo 64 chegando, era a oportunidade perfeita para elevar a série a um novo patamar.

Shigeru Miyamoto, criador de Super Mario e The Legend of Zelda, voltou como produtor, liderando uma equipe da Nintendo EAD ao lado de desenvolvedores experientes. Inicialmente, Star Fox 64 era conhecido como Star Fox 2, uma sequência direta planejada para o Super Nintendo, mas que acabou sendo cancelada perto da conclusão para não ofuscar o recém-lançado Nintendo 64. Muitas ideias de Star Fox 2, como o sistema de esquadrão e os voos em 360 graus, migraram para o novo projeto.

Com gráficos polidos, jogabilidade refinada e uma nova ênfase em storytelling e dublagem, Star Fox 64 nasceu para ser uma experiência completa e cinematográfica — e, de fato, foi.

Gameplay: Um shooter 3D inovador

Star Fox 64 é um shooter 3D com foco em ação em trilhos, no qual o jogador controla o piloto Fox McCloud e sua nave Arwing através de uma variedade de planetas e ambientes espaciais. Além disso, o jogo introduziu momentos de liberdade total em áreas chamadas de “All-Range Mode“, permitindo combates em arenas abertas, algo inédito para o gênero na época.

O título também se destacou por seu:

  • Sistema de rotas alternativas: Cada planeta visitado dependia de como o jogador cumpria objetivos durante a jornada, incentivando múltiplas jogatinas.
  • Personagens carismáticos: Além de Fox, personagens como Peppy Hare, Falco Lombardi e Slippy Toad se tornaram instantaneamente icônicos.
  • Dublagem completa: Para a época, diálogos falados em tempo real durante o jogo foram uma enorme inovação e ajudaram a criar uma atmosfera de missão viva.
  • Feedback em tempo real: Os membros da equipe gritavam dicas, avisos ou pediam ajuda durante a batalha, tornando o gameplay dinâmico e imersivo.

Outro destaque foi a introdução do Rumble Pak, um acessório que trazia feedback tátil ao controle do Nintendo 64 — uma inovação que mudou para sempre a forma como os jogos transmitiam impacto físico.

Caixa com manual, folheto, fita do game o acessório rumble pack

Sucesso e Importância

Logo após o lançamento, Star Fox 64 foi aclamado pela crítica e pelo público. Seu sucesso foi impulsionado pela jogabilidade sólida, gráficos impressionantes para a época e pelas novas possibilidades trazidas pelo Nintendo 64.

O jogo:

  • Vendeu mais de 4 milhões de unidades mundialmente.
  • Ganhou diversos prêmios de “Melhor Jogo de Ação” e “Melhor Design de Som”.
  • Estabeleceu o padrão para shooters 3D de ação e inspirou muitos títulos futuros, incluindo Rogue Squadron e Panzer Dragoon Orta.

Mais importante: solidificou de vez a franquia Star Fox no hall de propriedades importantes da Nintendo, junto com Mario, Zelda e Metroid.

Curiosidades que você talvez não saiba

  • O famoso “Do a barrel roll!”: Essa frase icônica, dita por Peppy Hare, virou meme e cultura pop gamer — e tudo surgiu de uma manobra de esquiva real chamada “aileron roll”.
  • Inspirado em teatro japonês: Shigeru Miyamoto disse que os personagens animais antropomórficos foram inspirados no Noh, um estilo tradicional de teatro japonês.
  • Proibido de ser chamado de “Starwing”: Na Europa, o primeiro jogo foi lançado como Starwing devido a problemas de marca registrada. Em Star Fox 64, a Nintendo conseguiu lançar o título correto, mas na Europa o jogo foi chamado de Lylat Wars.
  • O primeiro jogo de Nintendo a ter dublagem em larga escala: Para muitos jogadores, foi a primeira vez que ouviram personagens falarem tanto dentro de um jogo da empresa.

Legado de Star Fox 64

Até hoje, Star Fox 64 é considerado o auge da série. Recebeu um remake para Nintendo 3DS em 2011 (Star Fox 64 3D) que melhorou gráficos e controles sem perder a essência do original. Mesmo com novas versões e experimentações ao longo dos anos (Star Fox Assault, Star Fox Zero), poucos conseguiram capturar a combinação perfeita de ação, simplicidade e charme que fizeram de Star Fox 64 um clássico instantâneo.

Seu DNA pode ser sentido em vários shooters modernos, e seu impacto no design de jogos é inegável. Com 28 anos de estrada, Star Fox 64 continua a ser uma verdadeira obra-prima, amada por veteranos e descoberta por novas gerações.

Celebrar os 28 anos de Star Fox 64 é mais do que relembrar um excelente jogo: é reconhecer um momento em que a Nintendo mostrou como inovação, tecnologia e carisma podem se unir para criar algo eterno. E para quem nunca jogou, fica o convite: o espaço ainda aguarda por novos pilotos.

Do a barrel roll!

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Press Manager, criador de conteúdo e editor do Patobah | Pai, marido, pessoa com TEA | Gamer, fã de cultura pop e animes dos anos 90 - [email protected]

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