Destaque Jogos Review/Análise

Review | IXION

Chave recebida via PressEngine

(Review feita utilizando o PS5 base)

(Escrito por Castelo)

IXION é um jogo de simulação de construção de cidades com elementos de sobrevivência e exploração espacial, desenvolvido pela Bulwark Studios e publicado pela Kasedo Games. Lançado para PC em 7 de dezembro de 2022, o jogo chegou aos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S em 8 de abril de 2025.​

“Um jogo que surpreende pela qualidade e milhares de opções de acessibilidade para novatos e veteranos”

PREMISSA/NARRATIVA

O espaço sempre foi um terreno fértil para ideias nos mais diversos gêneros de jogos. A proposta de gerenciar uma colônia espacial, por si só, já é intrigante — e quando bem executada, pode se tornar verdadeiramente memorável. Com um roteiro envolvente, mecânicas acessíveis e diferentes níveis de dificuldade para todos os perfis de jogadores, IXION se destaca e tem tudo para se firmar como uma excelente escolha para os fãs de jogos de estratégia.

Em IXION, você assume o papel de administrador da TIQQUN, uma estação espacial que representa a última esperança da humanidade. Sua missão é manter tudo funcionando com eficiência: construa laboratórios para pesquisa, acomode e alimente sua tripulação, desenvolva novos setores e estruturas, e garanta que a energia e os recursos estejam sempre sob controle. Cada decisão importa — e o destino da civilização pode depender do seu bom gerenciamento.

GAMEPLAY/JOGABILIDADE

A parte mais robusta de IXION está justamente em sua jogabilidade. Sobreviver no espaço exige domínio de uma vasta gama de comandos e sistemas, que se tornam cada vez mais essenciais conforme os ciclos da estação avançam.

A mecânica de construção e gerenciamento se divide basicamente em dois pilares: prédios e estradas. Enquanto as estradas são simples e diretas, a construção de prédios exige planejamento, já que eles se organizam por seções funcionais — como manutenção, tripulação, produção e armazenamento, entre outras. Junto a isso, é essencial analisar constantemente as necessidades da estação.

Devo construir mais um alojamento ou um galpão para armazenar comida? Como aumentar a produção de energia sem sobrecarregar o sistema? A moral da tripulação está estável? No próximo ciclo eles precisam se alimentar… será que posso aumentar a demanda sem comprometer outra instalação? — IXION é um jogo onde a paciência é sua maior aliada. Tive que aprender isso da maneira difícil, resetando saves, refazendo tutoriais, e ajustando minha estratégia. Mas a recompensa por superar esses desafios é extremamente satisfatória.

A ambientação é única, transmitindo uma constante sensação de urgência e desconforto. É uma experiência que recompensa os curiosos e os estrategistas cautelosos — e pune os impacientes com dureza.

DIREÇÃO DE ARTE/ASPECTOS TÉCNICOS

Embora não seja o foco principal da experiência, o aspecto visual de IXION cumpre bem seu papel. Há um cuidado notável com os detalhes do sistema solar, a vastidão do espaço e o design dos personagens que se comunicam com você tanto no hub principal quanto durante emergências nos ciclos. Esses elementos contribuem bastante para a imersão.

A trilha sonora também cumpre bem sua função. A música ambiente e os efeitos sonoros da estação ajudam a tornar a navegação pelos menus, tutoriais e sistemas de gerenciamento mais fluida e menos cansativa. A dublagem é de ótima qualidade e reforça ainda mais o clima narrativo do jogo.

Em termos de desempenho, a experiência foi sólida. Não enfrentei travamentos nem bugs que comprometessem a jogabilidade — o jogo rodou tranquilamente no console, sem engasgos. No entanto, vale mencionar que notei alguns serrilhados e baixa resolução em determinados prédios, o que pode quebrar um pouco da imersão visual em certos momentos.

CONCLUSÃO

Ixion é um excelente jogo de estratégia. Suas mecânicas são sólidas e funcionais, a ambientação é imersiva e a história prende a atenção do jogador do início ao fim. É uma experiência que equilibra bem desafio e narrativa, recompensando quem gosta de pensar e planejar a longo prazo.

Meu principal ponto negativo vai para a ausência de legendas e tradução para o português. A versão disponível na Steam ainda não conta com suporte ao nosso idioma, o que é uma pena — especialmente considerando o potencial que isso teria para atrair ainda mais o público brasileiro, principalmente com o recente lançamento do jogo nos consoles. Seria um presente justo e merecido para os fãs por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *