Chave recebida de PR Hound

O jogo 8 bit adventures 2 não é nenhuma novidade para os jogadores de PC, visto que fora lançado na Steam em 2021, mas agora em 2024 os jogadores de console foram agraciados com um dos melhores jogos de RPG de turno em 8 bits da atualidade. Um jogo repleto de carisma, boa história e uma direção de arte simplesmente impecável que faz os 8 bits serem um mero detalhe pois enchem os olhos com tamanho capricho empregado nesse aspecto. Mas indo aos conceitos básicos irei discorrer sobre cada ponto abaixo.

História

Aqui é o ponto mais alto desse jogo, de longe a história dele se sobrepõe a de muitos jogos, ainda que tenham diversas inspirações a jogos como Final Fantasy e até em alguns aspectos a histórias de animes, o jogo não tem uma história nada genérica e de é muito cativante.

De forma bastante sucinta a história do jogo a primeira vista é algo bastante louco, você se encarrega de salvar o mundo de um glitch de computador que quer acabar com mundo dos humanos e também com o mundo do computador, sim computador, esse que é uma espécie de “criador” de todas as realidades, o qual depende da ajuda dos heróis para salvar ambas as realidades de um poderoso inimigo que tempo após tempo se torna mais forte e mais vilanesco. Esses dois personagens tem uma trama bastante interessante, mas calma que ela não está entrelaçada com os acontecimentos do primeiro jogo, então se você for um jogador novato que apenas jogou o segundo em momento nenhum ficará perdido na trama.

Caso você não tenha jogado o primeiro game que é exclusivo de PC não há problema algum, pois durante a aventura o jogo conta os pontos principais da história do jogo antecessor para que você não fique perdido tentando entender como os acontecimentos passados se conectam com os do jogo seguinte. Feito de forma bastante competente você nunca fica boiando tentando imaginar o porquê dos heróis do passado agora estão enfrentando certos problemas.

Durante o nosso jogo controlamos o protagonista que se chama Charlie, ele é um dos outros novos personagens introduzidos na série com nome próprio, enquanto os outros 3 heróis do primeiro jogo ficam a cargo do jogador em escolher seus nomes, ao meu ver isso não é ruim pois dá ao jogador a possibilidade de moldar um pouco esses personagens conforme a sua vontade, é algo pequeno, mas que faz diferença principalmente para quem não jogou o primeiro game.

A aventura toda tem em torno de 35 horas de duração para se fazer apenas a trajetória principal, no entanto fazendo todas as quests de histórias de todos os 7 personagens da party a duração do jogo se estende para 46 horas de jogatina e isso já incluindo todas as conquistas do jogo.

Gameplay

Nesse aspecto o jogo é bastante simples mas não ao ponto de ser simplista demais, o jogo tem diversas ferramentas na hora do combate com combinações de ataques entre seleções distintas de personagens, como ataques pesados ou habilidades de suporte que somente uma determinada seleção de personagens pode proporcionar. Ainda o rol de habilidades próprias de cada personagem faz com que o combate seja bastante estratégico e fique a cargo do jogador em escolher se quer uma equipe mais focada em suporte, ataque físico, ataque mágico ou um misto de todos os aspectos possíveis.

O combate é o bom e velho turno, mas de forma em que você consiga montar estratégias pois os turnos de cada personagem e inimigo são mostrados no canto direito da tela. Em termos de dificuldade o jogo é muito equilibrado, mas não se engane ele pode te colocar em várias armadilhas em ter de fazer achar que não vai perder pois o inimigo aparenta ser fraco e no final das contas o inimigo reserva surpresas desagradáveis.

Durante a minha jogatina devo ter sofrido 5 game overs, mas dentre eles a maioria foi por estratégias erradas e inimigos que subestimei, por isso é bastante cautela quanto a cada combate.

O jogo também te ajuda bastante pois antes de cada combate com os chefes do jogo há um ponto de save que além de salvar o jogo te dá dicas valiosas de como combater de forma mais eficaz os chefes, e até te oferece a possibilidade de reviver os inimigos da dungeon para que você possa evoluir mais seus personagens caso ainda se sinta despreparado.

Direção de arte

image (12)
image (10) (1)
image (11) (1)
image (9) (1)
image (8) (1)
image (7) (1)
image (6) (1)
image (5) (1)
image (4) (1)
image (3) (1)
image (2) (1)
image (1) (1)

Ao que se pode detalhar sobre os gráficos do jogo é algo bastante sucinto, o jogo é feito em uma gradiente de apenas 8 bits mas com um alto detalhamento, fazendo parecer muitas vezes que é na verdade o dobro da escala – 16 bits – no entanto não é aqui que devemos focar nossa atenção nesse aspecto do game, e sim na sua direção de arte, o trabalho em torno disto faz com que os detalhes ainda que simplórios sejam um espetáculo a parte, cativando e muito o olhar do jogador.

Para os amantes de retro games esse jogo em específico já é uma joia apenas por esse detalhe, ele captura com excelência o sentimento de nostalgia, este título não tem medo de ser visto como um “simples” jogo, é um game completamente atual com a aparência dos anos 80. Um espetáculo sem nenhum exagero. Personagens e cenários de batalhas são extremamente caprichados sem ficarem parecendo apenas borrões ou coisas sem nexo.

Os mapas do jogo são bastante distintos e muito belos, tanto quando vemos de cima como quando caminhamos por eles, são bem detalhados e muito diferentes um dos outros, assim exterminando qualquer traço de reciclagem de elementos gráficos.

Ainda sobre a parte gráfica, vale ressaltar que o jogo mistura vários estilos de arte, como o steampunk e fantasia em diversas partes do jogo, horas você se sente no futuro e hora no passado, isso faz com o jogo fique com um arte tão cativante e criativo que te prende apenas por querer saber como será o próximo local que você irá visitar e qual o estilo artístico tal localidade possui.

Geralmente não comento de forma separada a trilha sonora dos jogos, mas nesse caso foi executado um trabalho primoroso nesse aspecto, temos durante toda a jogatina músicas em escala 8 bits que não são irritantes, mas que se encaixam perfeitamente em cada situação e cada masmorra do jogo e chefe, ou seja, durante as 46 horas totais de jogo dificilmente você se sentirá enjoado de alguma trilha sonora do jogo. E aqui fica um bônus, o jogo conta com uma dungeon específica ao tema de músicas, e essa dungeon é um show a parte.

8 Bit Adventures 2

Para os fãs de jogos como Final Fantasy clássicos esse sem sombra de dúvidas é um jogo que não deve ser ignorado, tem uma alta carga nostálgica, mas que reserva uma história tão rica e imersiva que dificilmente você vai querer parar de jogar até que consiga concluir 100% do jogo.

Todos os personagens são altamente eficientes e cada um deles pode proporcionar uma estratégia única de acordo com o seu estilo de jogo, ainda que o sistema de turnos seja o básico dos jogos clássicos. Cada história de cada um dos 7 personagens do jogo faz com que o enredo seja rico, denso e carismático, pois mostra lados da personalidade de cada um dos personagens de forma mais profunda. Um jogo altamente recomendado tanto para fãs do gênero RPG de turno quanto para fãs de retro games.